Lifelong learning: “aprendizado ao longo da vida”.
Lifelong learning uma nova tendência essencial
Um termo inglês que, em tradução livre, significa “aprendizado ao longo da vida”. Trata-se de um conceito que prioriza a ideia de que os estudos devem ser contínuos, e não apenas durante um curto período da vida.
Este novo conceito visa estimular a continuidade dos estudos, objetivando o aprendizado constante, onde nós mesmos devemos buscar pelo conhecimento e nossa evolução.
Na compreensão o lifelong learning tem o seu significado válido, quando ocorre um movimento de crescimento, onde o que conhecemos e o que conhecíamos, nunca permanecem os mesmos. O conhecimento se transforma e se expande, por isso, a aprendizagem deve ser ininterrupta e potencialmente infinita.
Para introduzir o lifelong learning em sua vida, é necessário conhecer seus quatro pilares. Entenda a seguir:
1- APRENDER A CONHECER
Aprender a conhecer significa ter contentamento pelo exercício da prática da aprendizagem. Para conseguirmos sustentar um conhecimento aprendido, é fundamental que sintamos prazer pelo que está sendo ensinado.
Ao estimularmos nosso senso crítico e nossa capacidade de reflexão, ao nos posicionarmos frente aos diferentes contextos, exige uma curiosidade e autonomia para não somente reproduzirmos conhecimento, mas, sim, construirmos o próprio, essa é a visão primordial do primeiro pilar.
2. APRENDER A FAZER
O segundo pilar mostra que a rotina do exercício dessa prática faz com que o conhecimento se torne um hábito.
Com a exigência das empresas de hoje, não basta estarmos somente preparados para desempenhar certa função, é preciso conseguirmos enfrentar e desenvolver todas as transformações apresentadas diariamente. Você acha que está no caminho certo desse engajamento?
Para o lifelong learning não adianta somente termos certificados, precisamos ter as habilidades de enfrentar desafios e a facilidade no trabalho em equipe.
Para estimular tais habilidades comportamentais, como comunicação interpessoal, proatividade, inteligência emocional e trabalho em equipe, precisamos inserir atividades necessárias para o seu desenvolvimento, através do estudo e das pesquisas constantes.
3. APRENDER A CONVIVER
O convívio com outras pessoas aprimora nosso conhecimento, é preciso lidar com as adversidades, entender o pensamento e a opinião do outro, sendo capaz de resolver conflitos com empatia, aprendendo a partir da troca de conhecimento, essas são habilidades importantes para qualquer ambiente de trabalho.
4. APRENDER A SER
O último pilar ensina que a educação deve proporcionar autonomia, discernimento e responsabilidade social.
Por isso, devemos desenvolver as competências como, a inteligência, a sensibilidade, a memória, o raciocínio, o sentido ético e estético, o pensamento autônomo e crítico, a imaginação, a criatividade, a iniciativa, as capacidades físicas e também a aptidão para comunicar-se. Em outras palavras, se trata de termos autonomia e sermos responsáveis pelo nosso aprendizado.
Como podemos agregar o lifelong learning em nossa vida pessoal e profissional? Precisamos agregar a nossa rotina ,as características de um lifelong learning, mas como?
Resumi a baixo 5 características importantes para o desenvolvimento dessas características:
- Mentalidade de crescimento: Significa acreditar que sua inteligência e seus talentos podem ser aprimorados continuamente por meio de esforços e ações. Uma Mentalidade de Crescimento também reconhece que os desafios e erros são necessários para o nosso processo evolutivo.
- Curiosidade Intelectual: A curiosidade exploratória é o resultado da atração de novos estímulos acompanhados por falta de temor ou receio, enquanto, a curiosidade intelectual está inserida no âmbito das ideias e na necessidade de pensar. O estudioso, Dr. Matthias Gruber, explica que isso acontece porque a curiosidade coloca o cérebro em um estado que lhe permite aprender e reter qualquer tipo de informação, que motiva o aprendizado.
- Protagonista: Consiste em termos um papel ativo no nosso próprio aprendizado. Trata-se de compreendermos que o conhecimento depende de nós mesmos.
- Esse conceito promove diversos benefícios para o ensino e tem um grande impacto no sucesso da aprendizagem contínua.
- Humildade: Precisamos ter humildade para aprender e o dobro de humildade para ensinarmos, evitamos muitos erros quando temos a humildade de aprender com a experiência dos outros.
- Mente aberta: O termo “Mente Aberta” descreve a mentalidade de uma pessoa que não descarta ideias ou conceitos que podem não se encaixar em suas noções preconcebidas. Podemos aprender cada vez mais se estivermos prontos a ouvir também. Pense diferente!
As informações estão sempre em transformação, então não se perca. Estar ligado no momento é entender as estratégias do meio competitivo. Um exemplo são as soft skills que oferece uma aprendizagem que gera a motivação, transformando ambientes harmoniosos cada vez mais interessante. O nosso profissional não deve (diferir), deve depender muito de quão interessado estamos em aprimorar o aprendizado.
Dica da da Lilika:
Livro: “Linpchin: Você é indispensável?”, escrito por Seth Godin
Referências:
1- QUE O LIFELONG LEARNING É TÃO IMPORTANTE PARA ESTUDANTES (E PROFESSORES) - Lifelong learning nada mais é do que aprender a aprender. A habilidade é indispensável na formação dos cidadãos do século 21
Por: https://poseducacao.unisinos.br/blog/lifelong-learning
2- Lifelong Learning: “aprendizado ao longo da vida” - Por Alissa Magri
Blog: https://novoensinosp.blogspot.com/2023/02/lifelong-learning-uma-tendencia.
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