Você Conhece a Metodologia Avaliativa de Jussara Hoffmann?




Você Conhece a Metodologia de Jussara Hoffmann?

A pedagogia de Jussara Hoffmann é direcionada aos professores da aplicação formal e também material, a todos que desejam uma educação para entendimento de uma metodologia como construção.

 O aluno como sujeito livre e autônomo, respeitando o professor como grande mediador tanto do saber como da construção do mesmo. Avaliar, nessa perspectiva, não pode ser visando na punição, ou seja, na reprovação e não somente na sua aprovação

O aluno precisa ser o sujeito protagonista de seu processo de aprender. A didática do “movimento” do aluno tem a necessidade da criação, por parte dos professores, das condições que lhe desperte o “encantamento pelo saber”.




O que Jussara Hoffmann Entendia Sobre Avaliação Mediadora?

A avaliação mediadora, é a realização da avaliação, com perspectiva de construção, onde suas premissas principais são: 

Confiança em que o aluno tenha a possibilidade de construir as suas próprias verdades;

Valorização das manifestações e interesses desses alunos;



O pensamento de Jussara Hoffmann do processo de avaliação começa pela “promoção”, onde o conhecimento será sempre construído pelo sujeito da ação, o “aluno”.

 Na ação pedagógica do aluno, é necessário observar com sapiência (grande acervo de conhecimentos), para elaborar conceitos, na epistemologia (estudo do conhecimento e suas formas) do saber.

Acredita-se que precisamos como docentes superar o velho conceito do uso da avaliação como um simples instrumento de controle ou uma forma de punição, precisou entender de uma vez por todas que “avaliar” é uma relação coerente com a pedagogia da promoção: “levar ao aluno realmente ao saber”, aprender não apenas com o processo de assimilação do mecanismo de síntese, mas também, a construção da mesma. 

A expressão “avaliação mediadora” salienta a importância do papel do professor no sentido de observar e mediar o aluno, ou seja, refletir sobre as melhores estratégias que visem promover sua aprendizagem.



Assim definisse que o verdadeiro significado dessa metodologia deve-se ao uso de uma pedagogia voltada para uma ação avaliativa com uma visão no futuro desses alunos como donos de suas ações na construção do saber, basicamente é uma conjunção construtiva objetivando a autonomia desses alunos.

De acordo com Hoffmann o processo de avaliação é fundamental para a criação de momentos educativos que levam os alunos, academicamente, em favor do seu conhecimento, aprendendo não apenas com o processo de assimilação do mecanismo de síntese (capacidade de o sujeito incorporar um novo objeto ou ideia a um esquema), mas também, pela construção da mesma. 



É fundamental entendermos a importância da avaliação feita através da autonomia da aprendizagem do aluno, que nada mais é, acompanhar e orientar esses alunos, em suas perspectivas do saber, e jamais cercear, impondo limites, diminuindo, limitando ou restringindo esse sujeito, essa é a verdadeira intervenção pedagógica. Para funcionar essa função pedagógica, precisamos antes de tudo adequar naturalmente o procedimento pedagógico ao processo de construção do aprendiz.




Enfim, para Jussara Hoffmann nós como educadores precisamos desafiar, provocar e, simultaneamente, confrontar esses alunos, desenvolvendo constantemente mudanças imediatas no conjunto das ideias, nas quais fazem parte de uma conjunção construtiva que objetiva a autonomia dos alunos. 


“Essa é verdadeira necessidade da educação”.




Referências: 

Avaliação mediadora -_jussara_hoffmann 25 de Março de 2013

ttps://pt.slideshare.net/rosanarogeri/avaliao-mediadora-jussarahoffmann

JUSSARA HOFFMANN AVALIAR TÃO SOMENTE PARA PROMOVER
Publicado em 13 de agosto de 2012 por Edjar Dias de Vasconcelos
https://www.webartigos.com/artigos/jussara-hoffmann-avaliar-tao-somente-para-promover/93934

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lifelong learning: “aprendizado ao longo da vida”.