Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 7, 2023
Imagem
Projeto: Sustentabilidade " Hora de Semear"  Ao incentivar uma criança a importância de preservar os recursos naturais, estaremos construindo um futuro mais saudável e com consciência ambiental. Objetivo:   Iremos conduzir nossas aulas com o tema dos elementos da natureza, promovendo o protagonismo das crianças no seu próprio processo de desenvolvimento, através da metodologia ativa com conteúdos interdisciplinares, proporcionando um aprendizado significativo por meio da conexão com os recursos naturais. Nesse sentido, a educação ambiental nos ensina a valorizar, respeitar e reconhecer a importância da natureza para o ser humano, os animais e todo o planeta Terra. Ao explorar a natureza e os seus diferentes elementos, nas mais variadas situações, a criança não só descobre, mas compreende o mundo. O contato com a natureza apura os sentidos e potencializa a criatividade das crianças, além de desenvolver a inteligência e proporcionar a elas bem-estar físico e mental. - Identific

Autismo

Imagem
Você entende realmente o significado de Autista?  O autismo é um  transtorno do desenvolvimento  de origem desconhecida. Anteriormente era considerado raro e quase sempre grave, mas atualmente é compreendido como mais comum e com formas variáveis de ocorrência.  O autismo caracteriza-se por dificuldades na socialização, na comunicação, no comportamento e na brincadeira. As crianças afetadas por esse distúrbio “mostram  deficits  em:  1) interação social; 2) comunicação verbal e não verbal; e 3) comportamentos ou interesses repetitivos. Além disso, frequentemente têm respostas pouco usuais a experiências sensoriais, tais como a certos sons ou à aparência dos objetos. 1 ” As capacidades cognitivas de indivíduos autistas variam amplamente. Embora a taxa de  retardo mental  no autismo seja de aproximadamente 70%, uma porcentagem significativa dos indivíduos situa-se na média de inteligência, e acima dela.  Crianças autistas têm  dificuldades sócio-emocionais  para a utilização de comportam
Imagem
  Quais habilidades podem ser desenvolvidas na educação infantil? Agora que você conhece a importância do desenvolvimento de competências e habilidades na educação infantil, apresentamos a seguir quais características podem ser trabalhadas nos primeiros anos de vida dos indivíduos. Desenvolvimento cognitivo A dimensão cognitiva se relaciona com as capacidades de aprender e de resolver problemas. Ou seja, ela é muito importante para a aquisição de novas habilidades e conhecimentos. Na educação infantil, raciocínio lógico, comandos simples e problemas mais concretos podem ser trabalhados para desenvolvê-la. Desenvolvimento social e emocional O desenvolvimento social e emocional é mais um entre as competências e habilidades que podem ser trabalhadas na educação infantil. Nessa fase, a criança começa a interagir com mais pessoas, inclusive da mesma idade, pode entender e seguir regras e trabalhar competências socioemocionais, como a habilidade de identificar sentimentos e manter o autocont

Educação Ambiental de Acordo com a BNCC

Imagem
 “ A Terra não pertence ao homem; o homem é que pertence a Terra. Todas as coisas estão  interligadas como o sangue que une uma família....O que ocorrer com a Terra recairá sobre  os filhos da Terra. O homem não tramou o tecido da vida; ele é simplesmente um de seus  fios. Tudo o que fizer ao tecido fará a si mesmo” (PEDRINI, 1998:24). De acordo com a BNCC , as crianças devem investigar os temas relacionados ao meio ambiente, florestas, povos indígenas e a questão climáticas a partir dos conteúdos temáticos nas mais variadas disciplinas como a biologia, ciências e linguagens que estão presentes no planejamento escolar diário. As crianças devem conhecer as questões altamente complexas da realidade ambiental no seu meio e no mundo, permeando pela pluralidade de territórios existentes e contribuir para o desenvolvimento de formas de agir, ser e estar no mundo de forma assertiva.   Segundo a U NESCO , há quatro razões para oferecer educação ambiental às crianças:  Para torná-los mais críti