Autismo




Você entende realmente o significado de Autista?

 O autismo é um transtorno do desenvolvimento de origem desconhecida. Anteriormente era considerado raro e quase sempre grave, mas atualmente é compreendido como mais comum e com formas variáveis de ocorrência. 

O autismo caracteriza-se por dificuldades na socialização, na comunicação, no comportamento e na brincadeira. As crianças afetadas por esse distúrbio “mostram deficits em: 

1) interação social; 2) comunicação verbal e não verbal; e 3) comportamentos ou interesses repetitivos.

Além disso, frequentemente têm respostas pouco usuais a experiências sensoriais, tais como a certos sons ou à aparência dos objetos.1” As capacidades cognitivas de indivíduos autistas variam amplamente. Embora a taxa de retardo mental no autismo seja de aproximadamente 70%, uma porcentagem significativa dos indivíduos situa-se na média de inteligência, e acima dela. 

Crianças autistas têm dificuldades sócio-emocionais para a utilização de comportamentos não verbais, tais como o contato de olhar, o uso comunicativo de gestos, expressões faciais e posturas corporais. Demonstrar atenção conjunta e empatia parece ser um desafio, uma vez que tendem a preferir atividades solitárias.  

As formas pelas quais os problemas sociais e comunicativos se manifestam variam muito entre as crianças autistas. É difícil diagnosticar o autismo antes dos 30 meses de vida devido à instabilidade dos diagnósticos nesse período. Um indicador central é a dificuldade no processamento social de rostos, emoções e habilidades de mentalização, e dificuldades na aquisição de habilidades comunicativas. Assim sendo, o diagnóstico do autismo baseia-se em informações relatadas pelos pais e em observações do comportamento da criança.  

A intervenção precoce em contextos escolares inclusivos revelou-se útil para ajudar a melhorar habilidades sociais específicas. 

Outros métodos instrucionais específicos que são benéficos para a aprendizagem de comportamentos sociais incluem treinamento de respostas relevantes (ensinar comportamentos-chave); remoção gradual do roteiroa (propor à criança um roteiro escrito, sonoro ou pictórico); e dicas atrasadas(esperar antes de oferecer uma resposta à criança). 

É possível separar alguns elementos importantes dos programas de intervenção para crianças autistas em idade pré-escolar. Entre eles:

  • desenvolvimento de habilidades de comunicação (verbal ou não verbal)
  • envolvimento conjunto e atividades sociais conjuntas 
  • promoção de envolvimento e regulação emocional
  • ajuda aos pais para lidar com problemas comportamentais.
 A educação parental pode ser um caminho para aliviar os pais e dotá-los de mais recursos, o que pode ajudar a aumentar o impacto da intervenção precoce. A sensibilidade parental – acompanhar o foco de atenção da criança – também foi identificada como um fator importante. 
  • Interações sociais: são menos propensas a tomar iniciativa e responder às interações sociais, têm um contato visual limitado e incoerente, apresentam falta de compartilhamento de emoção e de imitação, não respondem quando são chamadas por seu nome. 

  • Comunicação: são menos propensas a utilizar gestos de comunicação e têm dificuldade em repartir atenção.
  • Comportamento sensorial e motor: formas insólitas de olhar ou brincar com os objetos, interesse intenso e pouco usual por alguns objetos ou partes de objetos, ou ainda sensibilidades ou preferências sensoriais não usuais. 

Outras manifestações, como atrasos no desenvolvimento, também são frequentes, mas elas podem se referir igualmente a riscos ligados a outros distúrbios do desenvolvimento.  

O que é a educação parental ?

Consiste em uma intervenção em que os pais são instruídos sobre técnicas de aprendizagem social, visando modificar o relacionamento com seus filhos, diminuir os comportamentos desadaptativos e incentivar os comportamentos pró-sociais de suas crianças (Kazdin, 2005; Labbadia & Castro, 2008; McMahon, 1996).

educação parental visa o desenvolvimento de habilidades socioemocionais de todos os membros da família. Assim é possível criar um ambiente familiar saudável e acolhedor, com foco no bem-estar e saúde mental.

Ela refere-se aos direitos, deveres e obrigações da função parental, que é garantir a sobrevivência e o amplo desenvolvimento da criança.

  1. Charman T. Autismo e seu impacto no desenvolvimento infantil. Em: Tremblay RE, Boivin M, Peters RDeV, eds. Elsabbagh M, Clarke ME, eds. tema. Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância [on-line]. https://www.enciclopedia-crianca.com/autismo/segundo-especialistas/autismo-e-seu-impacto-no-desenvolvimento-infantil. Atualizada: Junho 2007 (Inglês). Consultado em 7 de fevereiro de 2023.
  2. Strock M. Autism Spectrum Disorders (Pervasive Development Disorders).Bethesda, Md: Department of Health and Human Services, National Institute of Mental Health; 2004. NIH Publication No. NIH-04-5511.


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