Educação Ambiental de Acordo com a BNCC
“ A Terra não pertence ao homem; o homem é que pertence a Terra. Todas as coisas estão
interligadas como o sangue que une uma família....O que ocorrer com a Terra recairá sobre
os filhos da Terra. O homem não tramou o tecido da vida; ele é simplesmente um de seus
fios. Tudo o que fizer ao tecido fará a si mesmo” (PEDRINI, 1998:24).
De acordo com a BNCC, as crianças devem investigar os temas relacionados ao meio ambiente, florestas, povos indígenas e a questão climáticas a partir dos conteúdos temáticos nas mais variadas disciplinas como a biologia, ciências e linguagens que estão presentes no planejamento escolar diário.
As crianças devem conhecer as questões altamente complexas da realidade ambiental no seu meio e no mundo, permeando pela pluralidade de territórios existentes e contribuir para o desenvolvimento de formas de agir, ser e estar no mundo de forma assertiva.
Segundo a UNESCO, há quatro razões para oferecer educação ambiental às crianças:
Para torná-los mais críticos e conscientes dos problemas ambientais.
Para aumentar o seu interesse em cuidar e melhorar o meio ambiente.
Para melhorar sua capacidade de aprender sobre seus arredores.
Ampliar seus conhecimentos ecológicos em temas como energia, paisagens, ar, água, recursos naturais e vida selvagem.Ensinar as novas gerações depende de todos nós, escola, pais e professores.
As crianças de hoje serão os governantes e líderes mundiais de amanhã e pelo avanço das situações climáticas, as próximas gerações terão que enfrentar grandes desafios, como o aquecimento global, falta de recursos hídrico entre outros fatores que atuam diretamente na saúde do planeta e do homem.
Para que os professores atuem de forma concreta é preciso fornecer capacitação adequada aos mesmos que assim vão cultivar um novo público (os alunos) consciente ambientalmente e que vão atuar de forma responsável para com o todo.
• Atitude de preocupação com o meio ambiente qualidade e motivação para melhorar ou manter a qualidade ambiental
• Habilidades para identificar e ajudar a resolver desafios ambientais
• Participação em atividades que levem à resolução de desafios ambientais
Observando o quadro abaixo, podemos perceber que na rotina escolar quando
se trata do tema meio ambiente surgem conceitos estereotipados e muitas
vezes se tornam banais por não serem explorados no seu sentido mais amplo.
Pois, educação ambiental é mais do que informação sobre o meio ambiente:
Educação ambiental
• Aumentando a conscientização e o conhecimento do público sobre questões ambientais
• Fornecer fatos ou avaliações sobre problemas ambientais
• Ensinamentos do pensamento crítico
• Não é necessário treinar o pensamento crítico• Não necessariamente melhora
as habilidades de resolução de problemas e tomada de decisões.
• Melhora como habilidade de resolução de problemas e tomada de decisões financeiras
• Não defenda um ponto de vista específico
• Pode defender um ponto de vista particular
Componentes essenciais da educação ambiental :
• Consciência e sensibilidade ao meio ambiente e aos desafios ambientais
• Conhecimento e compreensão do meio ambiente e dos desafios ambientais
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