O Que é "Role Playing" no Ensino - Aprendizagem ?

 Role Playing, Será um Facilitador para Nós Educadores?



 

 Nossa Educação esta subindo degrau, você como educador está se atualizando para conseguir companhar essa Nova Era ou pretende ficar nos degraus a baixo dessa novo Ensino projetado para um futuro com um ensino significativo, ambientes lúdico, praticas socias em torno da empatia, cooperação, imaginação e, claro, com alunos participativos, criativos e conscientes do seu papel como protagonista principal das  suas ações para uma construção ilimitado do saber. 

 

Alissa Magri 

 

O Role Playing , em português traduzimos como: "Interpretação de Papéis", essa nova ferramenta de ensino-aprendizagem foi criada por Gary Gygax. Esse método de ensino utiliza a simulação para  desenvolver a aprendizagem e a prática de habilidades sociais, baseia - se em uma metodologia que trabalha com respostas adaptativas, estruturando crenças intermediárias e centrais, um jogo de representação e interpretação coletiva, do plano da imaginação.
A proposta deste instrumento educacional não é competição, mas sim,  resolver em conjunto situações variadas, usando a interpretação de personagens  um sistema de regras. Usamos como um instrumento didático do ensino - aprendizagem, no qual implica alterações das atitudes de professores e alunos, diante do jogo e de cada resultado obtido, como estratégia utiliza - se a comunicação entre os alunos, pela simulação de um contexto da realidade, usando como ferramentas, a socialização, a cooperação, a criatividade, a interatividade e a interdisciplinaridade.

Podemos transformar a sala de aula em um jogo, tornando as aulas aprazíveldivertidas bem-sucedidas, podendo, sim, provocar interação ao expor os alunos em situações que foram estudadas previamente, objetivando e incentivando a criatividadeparticipaçãoleitura e a pesquisa de fácil aplicação em qualquer disciplina e nos conteúdos didáticos.
Esta metodologia utiliza a inteligência, a imaginação, o diálogo e a colaboração em grupo, para buscar alternativas de encontrarem melhores respostas para as circunstâncias que aparecerem no decorrer do jogo elaborado. Tem como feitio o lúdico, que é sua maior capacidade, fazendo da sala de aula um ambiente acolhedor e prazeroso de aprender.

"Role Playing"

Essa atividade interativa, permite aos alunos aprenderem com aulas mais dinâmicas e interativas, contribuindo assim para uma maior motivação por parte dos dos mesmos (GONÇALVES, 2016).

Uma inovadora ferramenta que desenvolve na construção do conhecimento e de habilidades práticas, no modo significativo, cumprindo assim, o seu papel como motivador de uma didática de encontro com a metodologia ativa no processo do ensino-aprendizado, tanto individual como no coletivo.

 Por fim, o RPG, como ele é chamado, nada mais é, que outro recurso a ser somado nas instituições, com a capacidade de desenvolver competências e habilidades sugeridas pelos PCN

Finalizando com um leve pensamento meu, acredito que essa nova ferramenta, simplesmente é uma criação baseada no aluno como protagonista de sua aprendizagem, um sujeito "dono de suas ações". 

Assim, a didática Role Playing, nada mais é, que uma nova didática, onde brilhantemente complementa as ferramentas de aprendizagem de uma metodologia ativa, maravilhoso instrumento facilitador para nós "educadores" na contextualização e na interdisciplinaridade.


Referências:

  •  ANDRADE, Flávio. RPG e Educação

 Autora: Amelia Hamze Educadora Profª UNIFEB/CETEC e FISO – Barretos Colunista Brasil Escola

Imagens retiradas de :http://www.gurpzine.com.br/2010/06/ficha-gurps-fantasy-3ed.html

  • https://edwardcheever.wordpress.com/2010/09/16/dungeons-and-dragons-4th-edition-our-initial-experience/

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